INFORME - O programa do Diálogo da Ética do discurso e a Filosofia da Libertaçäo. Antonio Sidekum Säo Leopoldo, RS - Brasil) Certamente a corrente mais polêmica das inúmeras tendências da filosofia na América Latina atual é a da Filosofia da Libertaçäo. Esta corrente, que se desenvolveu a partir da década de 60, tendo por principais representantes o argentino, Enrique Dussel, Horácio Cerutti-Guldberg, Raúl Fornet-Betancourt, Sírio Lopez Velasco, e atualmente já tem conquistado o respeito, o reconhecimento internacional, principalmente o da Europa. Raúl Fornet-Betancourt(1) cita seis fatores sem os quais näo seria possível a formaçäo de uma filosofia da libertaçäo possível de pensar-se: 1. A Revoluçäo de Cuba (1959); 2. A II Assembléia Geral do Epsicopado latino-americano em Medellin (1968); 3. A teologia da libertaçäo; 4. O Renascimento do peronismo na Argentina (1972-1974); 5. A polêmica entre Leopoldo Zea e Salazar Bondy (1969-1970); 6. A Teoria da Dependência, que foi especialmente o fator mais importante. Horácio Cerutti(2) acrescenta a estes fatores a recepçäo latino-americana de Franz Fannon "Os condenados desta Terra". E para Dussel (3), Herbert Marcuse teve um papel especial, especialmente "O Homem Unidimensional". Nos últimos anos a filosofia latino-americana recebeu uma atençäo especial, principalmente a filosofia da libertaçäo que marca a presença nos principais Congressos Internacionais de Filosofia, Congressos Mundiais e nos muitos seminários nacionais. Grande parte da literatura encontra-se traduzida para o inglês e o alemäo. Mas, o mais importante fato que se deu a partir de l989 foi o do Programa de Diálogo da Ética do Discurso e Filosofia da Libertaçäo.Isto é, uma nova forma de discussäo da problemática das relaçöes Norte/Sul. Os Seminários do Programa do Diálogo da Ética do Discurso foram: Em 1989 realizou-se em Freiburg i.Br., o primeiro Encontro com o tema : "Philosophie der Befreiung: Begründungen von Ethik in Deustchland und Lateinamerika". Filosofia da Libertaçäo: Fundamentaçäo da Ética na Alemanha e América latina". -Karl-Otto Apel: Ética do Discurso como ética da responsabilidade uma transformaçäo pós-metafísica da Ética de Kant. -Alexius J. Bucher: Limites da Ética do Discurso-Ética entre o solipsismo metódico e a intersubjetividade dialógica. -Hansjürgen Verweyen: Direitos humanos: para uma Envergadura de uma fundamentaçäo transcendental e pragmática última. -Enrique Dussel. A "comunidade de Vida" e a "Interpelaçäo do Pobre". A Praxis da Libertaçäo. -Raúl Fornet-Betancourt. Razäo e contexto. Reflexöes sobre um pré- questionamento no diálogo da filosofia latino-americana e européia.(4) O 2º Encontro teve lugar na Cidade do México no período de 28 de Fevereiro até 1º de Março de 1991. O Seminário realizou-se na "Universidade Iberoamericana", esse seminário foi uma continuaçäo do de Freiburg. No encontro do México participaram intensamente colegas dos EEUU. Os participantes principais e suas respectivas palestras:(5) -Raúl Fornet-Betancourt. Em vez de uma Introduçäo: Problemas do diálogo intercultural na filosofia. -Karl-Otto Apel: A Ética do Discurso a partir do desafio do Terceiro Mundo. -Edmund Arens: Ética do Discurso, um jogo para filósofos do primeiro Mundo? -Michael Barber. Dimensäo ética do debate sobre Racionalidade e Relativismo. -Michael Candelaria: A dialética do Transcendental e do pragmatismo universal. Uma crítica marxiana e étnico-existencial. -Enrique Dussel. A Razäo do Outro. A "interpelaçäo" como ato de fala. -Vittório Höesle: O Terceiro Mundo como um problema filosófico. -Heinz Krumpel: Conceito filosófico e contextualidade. -James Marsch: Verdade e Poder. -Hans Schelkshorn: Discurso e Libertaçäo. A Terceira fase do Program do Diálogo teve lugar em Maiz nos dias 10 a 12 de Abril de 1992. A temática desenvolvida foi: "Diálogo intercultural no confli- to Norte/sul. O desafio hermenêutico. As principais conferências em torno da temática foram: -Hugo Assmann: Capitalismo, Marxismo e filosofia da libertaçäo. -Sirio Lopez Velasco: Crítica do capitalismo e Ética do Discurso. -James Marsh: Da Comunicaçäo à libertaçäo. -Michael Barber: O Terceiro de Levinas: Ponte entre a Filosofia da Liberta- çäo e pragmática Transcendental. -Michael Candelaria: observaçöes sobre a Hermenêutica dialética. -Enrique Dussel: Desafios atuais da Filosofia da libertaçäo. -Osvaldo Ardiles: ANÁMNESIS solidaria e temporalidade autêntica. -Helmut Thielen. anarquismo ciente e socialismo utópico. Tradiçöes arruinadas da libertaçäo na Europa. -Franz J. Hinkelammert. Sobre a teoria dos valores hoje. E o próximo Seminário Internacional do Programa do Diálogo Norte/Sul ocorrerá em Säo leopoldo, RS- Brasil, em outubro de 1993, com um leque superior de participantes que dos anteriores, com a Temática: Razäo e Contextualidade. NOTAS 1) R. Fornet-Betancourt, Zur Geschichte und Entwicklung der la- teinamerikanischen Philosophie der Befreiung, in: ders Philosophie und Telhologie der Befreiung, Frankfurt/Main, 1988, p.66. 2) H. Cerutti-Guldberg, Filosofia de la liberación, México, 1983, p. 155-161. 3) E. Dussel. Philosophie der Befreiung (entrevista), in: Positionen lateinamerikas, p. 46. 4) Karl-Otto Apel: Diskersethik als Veruntwortungethik -eine postmetaphisiches Transformation der Ethikk kants. Alexius J. Bucher: Grenzen der Diskursethik -Ethik zwischen methodischem Solipsismus und dialogischer Intersubjektivität. Hansjürgen Verweyen: Menschenrechte: zur Tragweite transzendental- pragmatischer Letzbegründung. Enrique Dussel: Die "lebensgemeischaft" und die "Interpellation des Armen". Die Praxis der Befreiung. Rafael Capurro: Ethik und Weisheit des Volkes. Raúl Fornet-Betancourt" Vernunft un Kontext: überlegungen zu einer - Vorfrage im Dialog lateinamerikanischer und europäischer Philosophie. 5) Raúl Fornet-Betancourt. Diskursethik oder Befreiungsethik. Aachen, 1992. Os títulos em alemäo säo: Raúl Fornet-Betancourt" Anstelle einer Einleitung; Probleme des interkultu- rellen Dialogs in der Philosophie. Karl-Otto Apel: Die Diskursethik von der Herausforderung der Dritten Welt. Edmund Arens: Diskursethik, ein Spiel für Philosophen der ersten Welt? Michael Barber: Ethical Dimensions of the Rationality/relativism Debate. Michael Candelaria: The Dialectics of Transcendental Universal Pragmatics. A marxian and Ethnic-Existencial Critique. Enrique Dussel: Die Vernunft des Anderen. Die "Interpellation" als Sprechakt. Vittorio Höesle: The Third World as an Philosophical Problem. Heins Krumpel: Philosophischer Begriff und Kontextualität. James Marsh: Truth and Power. Hans Schelkshorn: Diskurs und Befreiung. * * * * * 3