L I V R E - F I L O S O F A R 
           Boletim Informativo do IFIL         Ano IX   N.18  Outubro 98 
 

Estudo de Antropofagia (1929), Tarsila do Amaral                                     

 

VEJA NESTA EDIÇÃO

10 anos da Carta de Gramado .......................................................................................p. 1

IFIL inaugura sala de conferências na Internet..........................................................p. 2

Encontros On Line de Filosofia .................................................................................. p. 2

Bibliotecas e livrarias ao toque do mouse ................................................................ p. 2

Traduções Automáticas na Internet ...........................................................................p. 2

Filosofia e Cidadania - Elementos para um novo paradigma Filosófico ................p. 2

VIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF ........................p. 3

Contribuição Solidária ................................................................................................. p. 3

Solicitação de Serviços ao IFiL.................................................................................. p. 4

      

10 anos da Carta de Gramado

Em 7 de setembro de 1998 a carta de Gramado completa dez anos. Nos próximos meses o IFIL e outras entidades estarão organizando um conjunto de eventos problematizando e retomando elementos daquele documento. Já estão programados uma semana filosófica que ocorrerá em Curitiba com o tema "Filosofia e Cidadania - Elementos para um novo paradigma Filosófico", alguns encontros virtuais na Internet e publicação de artigos.

Transcrevemos a seguir a integra da carta subscrita por participantes do 3o Encontro Nacional de Filosofia ocorrido na cidade de Gramado no estado do Rio Grande do Sul.

Carta de Gramado

A Filosofia, desde seu surgimento na Grécia, manifestou-se como atividade intelectual que busca pensar o homem e sua realidade concreta.

Os grandes filósofos de todas as épocas traduziram suas preocupações antropológicas, sociais e políticas através de seus escritos e suas filosofias podem, perfeitamente, ser caracterizadas como "comprometidas" com uma realidade social, política e econômica historicamente identificada.

A Filosofia da Libertação, no contexto da Filosofia Latino-Americana, constitui uma corrente de pensamento filosófico que busca a reflexão crítica sobre a opressão do homem, a partir de uma perspectiva latino-americana.

Para a filosofia da libertação constituem questões fundamentais para a reflexão e ação:

a) a situação de exploração e dependência do terceiro mundo;

b) a democracia;

c) a educação;

d) a justiça social;

e) as situações de discriminação étnico, racial e sexual;

f) a ecologia;

Nós, reunidos no 3o Encontro Nacional de Filosofia, em Gramado - RS, assumimos a tarefa de promover o desenvolvimento da Filosofia da Libertação a nível nacional, abrangendo a docência, pesquisa e forum de debates, articulados com movimentos sociais comprometidos com a causa dos oprimidos.

Para tanto, resolvemos somar esforços, reunindo filósofos de todas as regiões do país, bem como efetivar intercâmbio com todos aqueles que, em qualquer lugar do mundo, principalmente na América Latina, partilhem esse compromisso filosófico libertador.

Gramado (RS), 07 de Setembro de 1988

Livre-filosofar, p. 02 


Filosofia e Cidadania
- Elementos para um Novo Paradigma Filosófico
(Semana de Filosofia)

Ocorrerá no período de 26 a 30 de Outubro de 1998 em Curitiba, na UFPR, a semana de Filosofia com o tema Filosofia e Cidadania - Elementos para um Novo Paradigma Filosófico. O evento, que rememora os 10 anos da carta de Gramado, comporá os seguintes temas com os referidos conferencistas:

* O filosofar como prática de cidadania
    - prof. Euclides André Mance (IFIL) 26-10-98

* Globalização - Estado de Direito e Estado de Justiça
    - prof. Celso Ludwig (UFPR) 27-10-98

* A Contribuição Filosófica dos Movimentos Culturais
    - profa.Giselle Moura Schnorr (IEP) 28-10-98

* Filosofia para Crianças
    - prof. Mário Lopez Abate (Universidad de la Republica del Uruguay) 29-10-98

* Ética e Práxis Social
    - prof. Helmut Thielen (UFMS) 30-10-98

Serão conferidos certificados para os inscritos que participarem, pelo menos, de 75% das atividades da semana.

Entidades Promotoras: IFIL, ALEP-UFPR, CAVIF,CAFIL, FESFI, CAL-XIII.

Inscrições: IFIL - Fone/Fax (041) 346-8912
                   CAFIL - R. General Carneiro, 370
                   Edifício Dom Pedro I, 7o andar, sala 700

Outras Informações: www.aol.com.br/ifil/filosofia

 

IFIL inaugura sala de conferências na Internet

Para facilitar a comunicação entre pesquisadores e estudantes, o IFIL organizou uma sala de chat que pode ser utilizada a qualquer hora pelos que desejarem realizar alguma reunião de estudo ou simplesmente trocar idéias sobre filosofia. A partir desta sala, os usuários podem criar outras, se desejarem efetuar reuniões particulares. A principal vantagem do novo sistema incorporado ao website do IFiL é que não há necessidade de nenhum programa especial para participar dos eventos. Basta abrir o endereço com um navegador que suporte aplicativos em java, como o Internet Explorer 4.0 ou Netscape Navigator 3.0. O endereço da sala é www.aol.com.br/ifil/chat.htm

 

Encontros On Line de Filosofia

O IFIL realizou no primeiro semestre dois Encontros On Line. O primeiro sobre "Filosofia, Comunicação e Internet" ocorreu em 31 de maio. O segundo, sobre "O conceito de Libertação" foi realizado em 27 de junho. Os relatórios e contribuições enviados a estes encontros podem ser lidos no website do IFiL.

O próximo encontro ocorrerá no dia 24 de outubro, sábado, às 10:00 hs com o tema "Filosofia e Cidadania". O evento, que comemora os 10 anos da Carta de Gramado, faz parte de um conjunto de atividades preparatórias à semana filosófica que transcorrerá na semana seguinte na UFPR em Curitiba, Paraná.

 

Bibliotecas e Livrarias ao Toque do Mouse

Você pode agora pesquisar facilmente mais 20 bibliotecas e mais de 50 livrarias a partir do site do IFIL. Entre as bibliotecas é possível pesquisar, por exemplo, o acervo da UNICAMP, da USP, da Biblioteca Pública do Paraná e de outras bibliotecas sediadas em outros países, tais como as bibliotecas nacionais da Espanha, França ou Argentina. Entre as mais de 50 livrarias, de todos os estados do Brasil e algumas do exterior, é possível também localizar obras à venda em casas de livros usados (os tradicionais sebos) e adquirir livros sem sair de casa. Ao abrir o site do IFIL, clique no ícone correspondente à biblioteca e depois no link para Conexões a Outras Bibliotecas e Livrarias.  

 

Traduções Automáticas

Foi incorporado ao website do IFIL uma função que permite realizar traduções rápidas. Ao clicar sobre ícone Tradução Automática, abre-se um janela que permite tanto indicar um endereço de página qualquer na Internet a ser traduzida, quanto inserir um texto em outro idioma e solicitar a sua tradução. Em poucos instantes a tradução é feita valendo-se do mesmo sistema utilizado pela máquina de busca Altavista. Estas traduções, embora estejam melhorando a cada dia e permitam obter uma visão geral dos textos, podem apresentar, contudo, erros bastante grosseiros.

 

Livre-filosofar, p.03  


VIII Encontro Nacional
de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF

Como atividade do evento, ocorrido em Caxambu, MG, foi realizada uma Mesa Redonda, no dia 28 de setembro, com o tema Desafios atuais à filosofia latino-americana: ideologias e libertação. Têm-se, a seguir, alguns elementos das intervenções.

Coordenador da Mesa
Prof. Dr. José Sotero Caio (UERJ)

São muitos os desafios que enfrentam atualmente tanto a Filosofia latino-americana quanto a pesquisa filosófica e a história da filosofia na América Latina. O binômio "Ideologia e Libertação" expressa muito bem o fundo de tais desafios. O desafio, porém, mais decisivo lançado à Filosofia Latino-americana consiste pura e simplesmente em se fazer reconhecida, estudada e respeitada nos programas de pós-graduação em filosofia nos diversos departamentos de filosofia existentes no Brasil. A não ser com raríssimas exceções, os professores de pós-graduação em filosofia ignoram a existência da corrente filosófica denominada "latino-americana". Compete, portanto, aos representantes da mesa redonda aqui proposta mostrar o despertar a plena execução da filosofia latino-americana, cujo processo mais autêntico de afirmação data já dos inícios da década de 70. Já existe efetivamente uma filosofia digna de respeito na América Latina, assim como existe filosofia na Europa, na África e muito mais ancestralmente no velho continente asiático.

 

Perspectivas atuais da filosofia latino-americana no Brasil
Prof. Dr. Jesus Eurico Miranda de Regina (UFMS):

O objetivo desta participação na mesa-redonda "Desafios atuais à filosofia latino-americana" foi provocar a discussão e o debate sobre as perspectivas que se apresentam para esta temática na atualidade no Brasil. Dois pontos foram destacados como fundamentais na discussão: a) a consolidação da produção teórico-acadêmica que está em andamento; b) a abertura e as oportunidades que se abrem no momento, para a vinculação mais profunda da filosofia latino-americana e da filosofia da libertação com os movimentos populares que lutam pela sua libertação.

 

Ética da libertação e marxismo
Prof. Dr. Antonio Rufino Vieira (UFPB) :

Neste trabalho apresentou-se a análise crítica da ética da libertação, situando-a a partir da "virada" marxista de Enrique Dussel. Tal ética de vida, recebendo contribuições do pensamento de Marx, pretende pensar filosófica e racionalmente a situação real e concreta da maioria dos homens que está excluída material e historicamente da plena humanidade.

 

América Latina:
por uma historização da ética na era da globalização
Prof. Dr. Antonio Sidekum (UNISINOS) :

Nesta exposição foram abordados: o processo de formação cultural da Modernidade na América Latina, o impacto da modernização e da superposição cultural, bem como, os desafios políticos e éticos para a atualidade latino-americana.

 

Ética da libertação: uma abordagem argumentativa
Prof. Dr. Sírio Lopes Velasco (FURG):

A proposta apresentada consiste em deduzir normas éticas por via estritamente argumentativa a partir da gramática profunda da pergunta "o que devemos fazer?". Para tanto propõe-se interpretar as obrigações éticas como Quase-Raciocínios Causais, propõe-se um novo operador lógico binário e a ampliação da Teoria dos Atos de Fala elaborada por John L. Austin. No fim três normas são deduzidas, referindo-se a primeira delas à realização histórica da liberdade, a segunda à construção consensual de tal realização, tendo a terceira caráter ecológico.

 

Contribuição Solidária

Para colaborar com a manutenção das atividades do IFiL, que é uma associação civil sem fins lucrativos, você pode realizar um depósito de qualquer valor na seguinte conta: Caixa Econômica Federal - Agência 2553 Operação 003 Conta Número 332-5. Envie-nos suas críticas ou sugestões através de correspondências dirigidas a IFiL, Av. Jaime Reis, 531-A Sala 19 Caixa postal 18.840 CEP. 80.410-990 - Centro, Curitiba, Paraná - Brasil, ou através de email: ifil@aol.com.br.

 

Livre-filosofar, p. 04 

 

FICHA PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DO IFIL

Nome: ___________________________________________________________________________________________

Endereço: _________________________________________________N. _________ Bl. ________ Ap. _____________

Cidade _______________________________ Estado _______ Cep _______________ País ________________________

Fone _______________________ Fax ___________________ E-mail _________________________________________

Grau de formação Acadêmica: ( ) Graduação ( ) especialização ( ) mestrado ( ) doutorado

Tema que atualmente pesquisa: ________________________________________________________________________

Participa de Grupo de Estudos ( ) sim ( ) não Se participa qual o assunto _______________________________________

Assinale com um X os serviços que deseja.

Sim, desejo receber os itens abaixo assinalados.

(  ) Boletim Livre-Filosofar R$ 5,00 (assinatura por um ano)

(  ) Revista Digital Livre-Filosofar R$ 20,00 ( assinatura por um ano)

(  ) Revista Digital Livre-Filosofar - Dois Números Anteriores R$ 20,00

(  ) Programa América for Windows 1.0 R$ 20,00

(  ) Mil Títulos - Filosofia Latino-Americana e Filosofia da Libertação - Catálogo Bibliográfico R$ 10,00

Para tanto, estou enviando comprovante de depósito no valor total de R$ ____________, .na conta do IFIL

Caixa Eonômica Federal - Agência 2553 Operação 003 Conta Número 332-5


Expediente:
Livre-Filosofar
Boletim informativo do IFIL - Instituto de Filosofia da Libertação
Av. Jaime Reis, 531-A Sala 19 Caixa postal 18.840 CEP. 80.410-990 - Centro Curitiba - Paraná - Brasil
Internet: http://www.aol.com.br/ifil — E-mail: ifil@aol.com.br
Equipe de Redação: José Candido de Moraes, Giselle Moura Schnorr e Euclides André Mance.