L I V R E - F I L O S O F A R 
           Boletim Informativo do IFIL           Ano X   N.19  Julho 99 
 

 

VEJA NESTA EDIÇÃO

 

Editorial ......................................................... p. 1
IFiL registra domínio próprio na Internet...........p. 1
10 anos de Livre-Filosofar................................p. 2
Nova Sede do IFiL ......................................... p. 2
Semana Filosófica............................................ p. 2
Diálogo: Subjetividade e Libertação .................p. 3
II Encontro do Corredor das Idéias...................p. 3
Curso de Formação do ACNAP.......................p. 3
Seminários sobre Filosofia da Libertação.......... p. 3
Revista Digital Livre-Filosofar Ns. 4 e 5 .......... p. 4
Convênios ........................................................ p.5
Libertação-Liberación ..................................... p.5
Site da AFYL .................................................. p.5
Levantamento de Teses e Dissertações.............. p.5
Solicitação de Serviços ao IFiL......................... p.5
Brasil 500 Ônus - Lançamento de Livro ........... p.5
Crítica da Razão Tupiniquim ............................. p.5
Contribuição Solidária ...................................... p.5


EDITORIAL

A diretoria do IFiL, ao apresentar o Boletim Livre Filosofar N.19, congratula-se com esta edição que comemora o décimo aniversário deste periódico. Nesses dez anos procurou-se manter de modo regular a sua circulação, embora em alguns períodos o intervalo editorial tenha sido um pouco maior.

A nova diretoria do IFiL, eleita e empossada no dia 27/03/99, tem como presidente a Prof. Gisele Moura Shnorr. Graças ao empenho de todos, em particular aos esforços do prof. Domenico Costella, a nova sede do IFiL foi inaugurada no dia 24/04/99, passando agora o Instituto a contar com instalações próprias, onde estão disponíveis uma biblioteca, auditório para cursos, salas para reuniões, secretaria informatizada e ativa, entre outras facilidades para o desempenho de suas ações.

Entre tantas novidades, o IFiL passou a ter um domínio próprio na Internet no endereço www.ifil.org, além do endereço antigo www.aol.com.br/ifil. A Revista Libertação-Libera-ción agora é publicada sob os cuidados do IFiL. Além disso, a Revista Digital continuará sendo editada incorporando trabalhos publicados na revista e no boletim impressos.

Realizou-se também um Planejamento Estratégico, em que várias atividades e eventos foram decididos e programados, de modo que, progressivamente, o IFiL vai se firmando como entidade sólida na defesa de seus propósitos.

Neste número de Livre Filosofar você vai encontrar as principais atividades planejadas para o próximo período de 1999. Considere-se convidado e participe! Sua presença é muito importante.

A DIRETORIA.


 

IFiL Registra Domínio Próprio na Internet: www.ifil.org

Zelando pela manutenção do endereçamento das páginas do website do IFiL, o Instituto registrou um domínio próprio junto à Internic, órgão gestor da Internet nos Estados Unidos.

De ora avante o site do IFiL poderá ser acessado em www.ifil.org. Todos os serviços prestados pelo Instituto através da Internet, tais como, acesso a bibliotecas, conferências, mapeamento de links voltados à filosofia e outras áreas de interesse, programas de busca e outros serviços podem ser acionados a partir deste endereço definitivo.

Com essas ações o IFiL mantém o reconhecimento público recebido pela qualidade de sua atuação na Internet, que lhe valeu a indicação no Super Web Guide da Revista Guia da Internet BR, como um dos melhores na área Cultura em nosso país, desde 1997.

 

Livre-filosofar, p. 02 


Livre-Filosofar completa 10 Anos.

Há dez anos, em outubro de 1989, circulava o primeiro número de Livre-Filosofar. Nesses anos, com uma periodicidade flexível, mas com circulação ininterrupta, este informativo vem cumprindo um importante papel na integração de pesquisadores no Brasil, em outros países americanos, europeus e africanos empenhados na reflexão filosófica que tematiza a práxis de libertação.

Foi no Segundo Encontro Internacional de Filosofia, ocorrido em Porto Alegre, naquele ano, que idealizou-se este boletim. Dos diálogos entre Maurício Langon, Euclides Mance e Ricardo Tim de Souza, surgiu a idéia de criar-se um veículo para o intercâmbio informativo sobre eventos, novas publicações, indicações bibliográficas e divulgação de grupos de estudo e outros objetos e ações voltados à reflexão sobre a filosofia latino-americana e filosofia da libertação, mantendo-se informados os que participavam de eventos sobre essas temáticas, como congressos, semanas filosóficas, etc.

Pouco tempo depois surgia em Curitiba o boletim Livre-Filosofar, como veículo informativo da SIEFIL, Secretaria de Integração de Estudos de Filosofia da Libertação - que posteriormente seria dissolvida, sendo suas atribuições incorporadas pelo IFiL. Apresentando resenhas, reproduzindo excertos e textos traduzidos ao português, divulgando solicitações bibliográficas de leitores e cronogramas de eventos, noticiando cursos e informando sobre acontecimentos relevantes, o boletim Livre-Filosofar consolidou-se graças à colaboração solidária de várias pessoas. Algumas de suas edições elaboradas em Curitiba pela SIEFIL foram impressas em Campo Grande pelo CEFIL; outras foram multiplicadas em parceria com a Livraria Vozes. Com uma tiragem média de 600 exemplares, este boletim é recebido por pesquisadores e estudantes brasileiros, por membros das coordenações nacionais da AFYL em diversos países e por participantes do Diálogo Filosófico Norte-Sul, além de atingir aproximadamente 80 faculdades de filosofia no Brasil.

Mesmo desdobrando-se posteriormente na Revista Digital que leva o mesmo nome, este boletim continua circulando na forma impressa, atingindo a uma significativa rede de pesquisadores aglutinada em torno de inúmeras entidades e associações filosóficas como o IFiL, CEFIL, AFLA, CIFLA, AFYL e outras.

Agradecemos a todos que, nesses dez anos, contribuíram conosco enviando informações, realizando assinaturas e divulgando este informativo. A todos, muito obrigado.


Nova Sede do IFIL

O IFiL inaugurou sua sede própria no dia 24 de abril, fruto de uma doação solidária. A estrutura comporta quatro conjuntos comerciais, biblioteca, secretaria e auditório para 60 pessoas. O imóvel está situado à Rua Gardênio Scorzatto, 740, Pilarzinho, Curitiba, PR.

A consulta local ao acervo da biblioteca pode ser feita no período vespertino, das 14:00hs às 18:00hs. Uma relação parcial dos títulos disponíveis encontra-se na Internet em www.ifil.org/Biblioteca/BIBLIO.TXT . Na sede é possível também adquirir livros e revistas sobre filosofia latino-americana e filosofia da libertação publicados pelo CEFIL, de Campo Grande, MS. Os mesmos também podem ser adquiridos pelo correio, como indicado no cupom, anexo na página 6.

Dois conjuntos comerciais ainda estão disponíveis para locação; o auditório igualmente pode ser alugado para eventos e cursos. Telefone a contato: (0**41) 338-2470.


Semana Filosófica

"Etica e Política Frente aos Desafios da Globalização"

A semana de filosofia que congrega várias entidades estudantis de diversas faculdades de filosofia de Curitiba e outras organizações ocorrerá nas manhãs de 23 a 27 de agosto, com o tema "Etica e Política Frente aos Desafios da Globalização".

O evento contará com os seguintes conferencistas e temas: 23/08 - Cleverson Leite Bastos (PUC-Pr): "Ética e Ciência"; 24/08 - Euclides André Mance (IFiL): "Aspectos Filosóficos das Redes de Colaboração Solidária"; 25/08 - Emmanuel Appel (UFPR): "A Função Social da Filosofia"; 26/08 - Anita Schelesener (UFPR): "Considerações Sobre Ética e Política a partir dos escritos Gramscianos"; 27 - Hans Schelkshorn (Universidade de Viena): "Subjetividade Moderna e Libertação".

As atividades ocorrerão no TUCA, Teatro da Universidade Católica do Paraná, , iniciando-se às 9:00hs e encerando-se às 12:00hs. Também estão previstas apresentações culturais antes das palestras, a partir das 8:00hs. As inscrições podem ser feitas no CAFIL, CAAV, CAVIF, FESFI e IFiL. O valor das inscrições é R$ 5,00. Somente obterão certificados, as pessoas que frequentarem no mínimo 80% das palestras.

 

Livre-filosofar, p. 03

 

Diálogo:

"Subjetividade e Libertação"

Nas tardes de 23 a 27 de Agosto de 1999 ocorrerá o diálogo "Subjetividade e Libertação" com o objetivo de aprofundar o debate sobre o tema entre pesquisadores do IFiL e convidados.

O diálogo prevê, para cada tarde, duas exposições seguidas de debate entre os participantes. Os temas previstos são: Globalização, Práxis, Subjetividade, Solidariedade, Ética , Direito e Libertação.

Participarão do diálogo como expositores: Hans Schelkshorn (Universidade de Viena), Euclides André Mance (IFiL), Jesus Eurico Miranda Regina (UFMS), Alécio Donizete da Silva (IFiL) e Eduardo David de Oliveira (IFiL). Participarão do diálogo como debatedores os associados do IFiL que estiveram envolvidos na reflexão dessas temáticas nos últimos anos e os participantes do projeto de pesquisa "Subjetividade e Movimentos Sociais - Os Desafios da Práxis".

O evento, que tem caráter de aprofundamento das reflexões desenvolvidas neste projeto de pesquisa coletiva que articulou vários grupos de estudo nos anos de 1995 e 1996, não se destina ao grande público. Todavia, os interessados em participar na condição de ouvintes poderão entrar em contato com o IFiL para realizar a sua inscrição no evento.


ACNAP – Curso de Formação

A Associação Cultural Negritude e Ação Popular estará promovendo, nos dias 31 de julho e 1, 7 e 8 de agosto, na sede do IFiL, um curso de formação para os futuros profissionais que vão trabalhar na Escola Alternativa que está sendo organizada pela Associação. Assessorado por um especialista em culturas africanas e relações interétnicas na educação brasileira, o curso terá como tema "Globalização, Raça e Racismo".

Serão 30 vagas com inscrição à R$10,00 por módulo, para pessoas que se comprometam a trabalhar ou dar apoio ao projeto.

Maiores informações com Glaziela, pelo telefone (0**41)338-5305.


II Encontro do Corredor das Idéias

Ocorrido na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, em São Leopoldo, RS, nos dias 10 a 12 de maio próximo passado, o evento, que foi uma continuação da caminhada que se iniciou em Maldonado, Uruguai, em abril de 1998, teve por objetivo principal pensar a integração do Cone Sul.

A reflexão do encontro articulou-se sobre a base de três princípios: democracia, identidade e direitos humanos. O Seminário, desenvolvido em forma de conferências, mesas redondas e painéis, teve como temas para as conferências: globalização e identidade, repensando a integração no cone sul, globalização e integração, e identidade regional.

As conferências deste evento serão, em breve, publicadas em livro pela UNISINOS. As conferências de Maldonado, serão proximamente publicadas na Revista Digital Livre-Filosofar N.5 e serão disponibilizadas na Internet, no site do IFiL.

O Terceiro Encontro ocorrerá, no próximo ano, no Chile, provavelmente em Santiago e Valparaíso.


Seminários sobre Filosofia da Libertação

Os seminários sobre Filosofia da Libertação, em curso no IFiL, visam retomar as reflexões desenvolvidas sobre o tema na América Latina a partir dos anos 70 e recuperar, historicamente, o debate e a diversidade de posições que foram e continuam sendo construídas.

A partir dos seminários gerais serão organizados grupos de estudo por áreas de interesse; posteriormente serão realizados eventos de integração para o compartilha-mento das pesquisas efetuadas nos grupos.

O primeiro seminário geral ocorreu no dia 19 de junho. O próximo ocorrerá no dia 21 de Agosto, às 14:30hs no Instituto. Os interessados em participar devem passar na sede do IFiL para retirar os textos que serão debatidos. A partir das 16:00hs ocorrerá a integração dos grupos, que participaram dos referidos seminários, para debate e aprofundamento de textos e estabeleci-mento de cronograma de pesquisas e atividades.

 

Livre-filosofar, p. 04

 

Revista Digital Livre-Filosofar N. 4

(Dezembro de 1998)

A Revista Digital Livre Filosofar N.4, lançada em dezembro de 1998, contém seções que tratam dos 10 anos da Carta de Gramado; destacam elementos da "Semana Filosófica  de 1998 - Filosofia e Cidadania" e trazem informações sobre o VIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF, realizado no ano passado. Nela são reproduzidos importantes documentos como a Declaração de Paris para a Filosofia, a Carta de Gramado e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, indicando-se alguns links sobre Direitos Humanos na Internet. Nesta edição foram publicados também vários artigos e trabalhos, alguns dos quais,  haviam sido apresentados no Ciclo de Palestras Encontrovérsia, ocorrido entre julho e dezembro de 1997, ou na Semana Filosófica acima referida: "O Debate entre Salazar Bondy e Leopoldo Zea " - Vanderlei Luiz Trindade; "O Filosofar como Prática de Cidadania" - Euclides André Mance; "Filosofia e Teologia da Libertação" - Domenico Costella; "A Contribuição Filosófica dos Movimentos Culturais"   - Gisele Moura Scnhorr; "A Questão de Gênero no Candomblé" - Marcilene Garcia de Souza, Eduardo David de Oliveira e Maria José da Silva S. Paula; "Viagem para o Céu ?" - Eduardo David de Oliveira; "Política Educacional e LDB: Algumas Reflexões"  - Maria Aparecida Zanetti; "Repensando o Projeto Político-Pedagógico da Escola Pública: Emancipador ou Educação por Excelência ?" - Maria Madselva Feiges.

     Além de abordar esses temas, a Revista Digital Livre-Filosofar N.4 (agora em formato multimídia, com Apllets Java e JavaScripts) permite também executar um novo conjunto de funções muito úteis aos pesquisadores que dispõem de acesso à Internet. Através delas é possível pesquisar bibliotecas, livrarias, inúmeros jornais e revistas, realizar pesquisas simultâneas de webpages catalogadas em vários serviços de busca e, especialmente, acessar a sala de Conferências On Line do IFIL.


Revista Digital Livre-Filosofar N. 5

(junho de 1999)

A Revista Digital Livre Filosofar N.5, finalizada em junho, mantém a mesma estrutura da revista anterior facilitando pesquisas na Internet e participação em eventos virtuais. Além disso, ela contém conferências e comunicações realizadas no Primeiro Encontro do Corredor das Idéias em Punta Del Leste, Uruguai, em abril de 1998, bem como o conjunto das informações disponibilizadas neste boletim e outros trabalhos. Nela estão disponíveis as seguintes conferências, resumos e outros textos: "El Corredor de las Ideas: ¿Qué Es? o ¿Qué Puede Ser?" - Eduardo Devés Valdés; "Tesis para la Comprensión y Práctica de la Interculturalidad como Alternativa a la Globalización" - Raúl Fornet-Betancourt; "Crise e Crítica Da Globalização" - Jorge Grespan (Universidade de São Paulo - Brasil); "Globalización, Nacionalismo y Neototalitarismo" - Ricardo Viscardi (Instituto de Filosofía - Universidad de la República - Uruguai); "Globalitarismo e Subjetividade - Algumas Considerações Sobre Ética e Liberdade" - Euclides André Mance (Instituto de Filosofia da Libertação - IFiL, Curitiba, Brasil); "La Presencia Africana en Nuestra Identidad" - Dina V.Picotti C. (Universidad Nacional de la Matanza - Argentina); "La Creación de Medidas de Confianza Mutua entre Argentina y Chile en Armamento Convencional. Algunas Reflexiones" - Fernando Daniel Folcher (Grupo de Análisis Político, Universidad Nacional de Mar del Plata); "Mercosul: Algumas Questões Estratégicas e Militares" - Héctor Luis Saint-Pierre e Suzeley Kalil Mathias (Departamento de Estudos Históricos Básicos - Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Unesp-Franca, Brasil); "Ciencias de la Comunicación" - Ricardo Viscardi (Instituto de Filosofía - Universidad de la República - Uruguai); "America Latina, Una Revisión Impostergable" - M. Zoraya Orsi - Liceo Departamental de Colonia  (Colonia del Sacramento, Uruguai); "La Conciencia de América en el Pensamiento de Francisco Miro Quesada" - Clara Jalif de Bertranou; "Multidisciplinariedad y Redes Sociales" - Rosa Licata (Facultad de Educación Elemental y Especial - Universidad Nacional de Cuyo); "Dificultades de una Cultura Nacional" - Hernán Neira (Univiversidad Austral de Chile); "La Educación como Variable Estrategica" - Hugo A. Russo; "La Extensión Universitaria como una Herramienta para el Fortalecimiento de una Red Localizada de Relaciones Interpersonales" - Alfredo Armando Aguirre; "Investigação Filosófica Transversal como Eixo Curricular da Educação de Crianças e Adolescentes" - José Auri Cunha (Campinas/SP, Brasil); "Los Intelectuales y el Poder : La Perspectiva de Foucault y Deleuze" - Iván Avello Arias.

Solicitações destas Revistas Digitais podem ser feitas ao IFiL, ao valor de R$ 10,00 cada uma. Para tanto basta seguir as instruções do Cupom de Solicitações em anexo na página 6. O interessado as receberá em casa pelo correio, sem nenhuma despesa adicional.

 

Livre-filosofar, p. 05 

 

"Crítica da Razão Tupiniquim"
- Relançamento de Livro e Seminário

O professor Roberto Gomes relançará proximamente seu livro Crítica da Razão Tupiniquim, que está em sua 11a edição, seguido de um pósfácio elaborado pelo autor, em que apresentará novas reflexões sobre o tema.

O IFiL promoverá, em outubro ou setembro, um seminário com o professor Roberto Gomes, a fim de dialogarmos acerca deste livro. Os interessados em participar devem fazer a leitura do livro e entrar em contato com o IFiL para confirmar a data.


Convênios com CMP-PR e ALEP

O IFiL celebrou recentemente dois importantes convênios. O primeiro, com a Central de Movimentos Populares do Paraná (CMP-PR), prevê a assessoria do IFiL na realização de cursos de formação de lideranças populares, envolvendo temas como: Histórico, Concepção e Estrutura Organizativa da CMP; Teorias Políticas do Século XX; Práxis e Movimentos Sociais Populares (Subjetividade, Mídia, Capitalismo Mundial Integrado); Comunicação e Expressão (utilização das mídias, compreensão do papel da comunicação nos movimentos populares, técnicas de expressão, etc), Análise de Conjuntura; Cooperativas (histórico e experiências); Redes de Colaboração Solidária (fundamentação teórica e implementação prática nas seis regiões onde CMP-PR está organizada).

Outro convênio foi firmado com o ALEP - América Latina Estudos e Projetos, núcleo do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR, prevendo a possibilidade de realização de várias atividades acadêmicas e pedagógicas em conjunto.


Libertação-Liberación

A revista Libertação-Liberación será em breve relançada pelo IFiL. Os contatos feitos com editores e membros dos conselhos editorais anteriores se encaminharam para o relançamento desta revista, agora sob os cuidados do IFIL.

Embora nesses 10 anos tenham circulado somente três números desse periódico, cabe destacar a importância desta revista e enaltecer o empenho das pessoas que trabalharam em sua publicação com pouquíssimos recursos.


Site da AFYL

A pedido da Asociación de Filosofía y Liberación - AFYL, o Instituto de Filosofia da Libertação em breve passará a traduzir, periodicamente, os boletins da AFYL ao português e os disponibilizará em um espelho no Website IFiL e na Revista Digital do Instituto. O atual site da AFYL é www.laneta.apc.org/afyl . O Futuro espelho em português estará em www.milenio.com.br/ ifil/afyl .


Levantamento de Teses, Dissertações e Monografias.

A biblioteca do IFiL iniciou um projeto de catalogação de teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de especialização e graduação que tratem de temas pertinentes à filosofia da libertação ou áreas afins.

Os interessados em ter os seus trabalhos à disposição nesta biblioteca podem enviá-los ao IFiL. Os títulos recebidos serão progressivamente catalogados, divulga-dos e disponibilizados aos pesquisadores que consultam o acervo do IFiL.

Outra forma de colaborar neste levantamento é enviar ao Instituto uma relação dos títulos que se enquadrem no perfil indicado e o local onde podem ser consultados.


Brasil 500 Ônus
Lançamento de Livro

Durante a semana de filosofia sobre "Ética e Política Frente aos Desafios da Globalização" que acontecerá de 23 a 27 de agosto em Curitiba, será lançado o livro "Brasil 500 Ônus" do professor de filosofia e pesquisador do IFiL Alécio Donizete da Silva. Em linguagem poética o autor faz uma releitura crítica de fatos, personagens e problemas atuais da História do Brasil.


Contribuição Solidária

Para colaborar com a manutenção das atividades do IFiL, que é uma associação civil sem fins lucrativos, você pode realizar um depósito de qualquer valor na seguinte conta: Caixa Econômica Federal - Agência 2553 Operação 003 Conta Número 332-5. Envie-nos suas críticas ou sugestões através de correspondências dirigidas ao nosso endereço ou a ifil@ifil.org .



            CUPOM PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DO IFiL

Nome: ___________________________________________________________________________________________

Endereço: _________________________________________________N. _________ Bl. ________ Ap. ___________

Cidade _______________________________ Estado _______ Cep _______________ País ______________________

Fone _______________________ Fax ___________________ E-mail _____________________________________

Grau de formação Acadêmica: ( ) Graduação ( ) especialização ( ) mestrado ( ) doutorado ( ) Outro

Tema que atualmente pesquisa: _______________________________________________________________________

Participa de Grupo de Estudos ( ) sim ( ) não Se participa qual o assunto __________________________________

Assinale com um X os serviços que deseja.

Sim, desejo receber os itens abaixo assinalados.

(  ) Boletim Livre-Filosofar R$ 5,00 (assinatura por um ano)
(  ) Revista Digital Livre-Filosofar R$ 20,00 ( assinatura por um ano)
(  ) Revista Digital Livre-Filosofar N.3
(  ) R. D. Livre-Filosofar N.4
(  ) R. D. Livre-Filosofar N.5 - R$ 10,00 cada
(  ) Programa América for Windows 1.0 R$ 20,00
(  ) Livro: Sírio VELASCO. Reflexões Sobre Filosofia da Libertação, CEFIL, 1991, 197 pp. - R$ 10,00
(  ) Livro: Márcio Luis COSTA. Educação e Libertação na América Latina, CEFIL, 1992, 112 pp - R$ 10,00
(  ) Livro: Jesus Eurico M. REGINA. Filosofia Latino-Americana e Filosofia da Libertação, CEFIL, 1992, 154 pp R$ 10,00
(  ) Livro: José Luiz AMES. Liberdade e Libertação na Ética de Dussel. CEFIL, 1992, 165 pp - R$ 10,00
(  ) Livro Eletrônico: Euclides André MANCE. Subjetividade, Globalização e Totalitarismo - Elementos para um estudo deCaso: O governo Fernando Henrique Cardoso. IFiL, Curitiba, 1998. (1,26 MB de Hipertexto em 1 disquete) - R$ 10,00

Para tanto, estou enviando comprovante de depósito no valor total de R$ ____________, na conta do IFiL

Caixa Econômica Federal - Agência 374 Operação 003 Conta Número 00001518-0


Expediente:
Livre-Filosofar
Boletim informativo do IFIL - Instituto de Filosofia da Libertação
Rua Gardênio Scorzatto, N.740, Pilarzinho. Caixa postal 18.840 CEP. 80410-990 - Centro Curitiba - Paraná - Brasil
Internet: http://www.ifil.org — E-mail: ifil@ifil.org
Fone: 0055 (0**41) 338-2470
Equipe de Redação: Giselle M. Schnorr, José Candido de Moraes,  Euclides André Mance, Cleber D. Araújo e Márcio Paludo.