III Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação

De Instituto de Filosofia da Libertação
Ir para: navegação, pesquisa


ESTETICAS E CULTURAS DE LIBERTAÇAO





Universidade Federal da Bahia

OF Circular: 002/2015

Data: 11/08/2015

Assunto: Divulgação III Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação:

ESTETICAS E CULTURAS DE LIBERTAÇAO
  

As Universidades Públicas do Brasil iniciaram uma GREVE que chega aos 70 dias de paralização/mobilização por conta do arrocho salarial, da falta de políticas acadêmicas para os vários setores de produção de conhecimento, por conta dos cortes orçamentarios para o conjunto das Universidades. As IFES sofreram forte impacto, particularmente, com o corte de 75% do fomento à pesquisa nos Programas de Pós-Graduação, o que impede a manutenção e o avanço da pesquisa no cenário universitário brasileiro. Apesar desse quadro desfavorável, a rede que organiza o III Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação resolveu manter a realização do Evento para os mesmos dias de 22 a 25 de Setembro de 2015, na FACED - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil. O Tema do evento permanece Estéticas e Culturas da Libertação . Aqui se reunirão pesquisadores (as), docentes, ativistas de movimentos sociais e artísticos de diversos países. A partir de temáticas e práticas ligadas os seguintes eixos: Filosofia da Libertação, Filosofia Africana e Interculturalidade, destacando as linguagens do Cinema e Literatura, organizaremos com base na solidariedade dos parceiros esse III Congresso, com vistas a promover encontros e debates enfatizando a criatividade e a dialogicidade da razão e dos afetos para a compreensão e o enfrentamento dos problemas do mundo contemporâneo.



O III Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação: Estéticas e Culturas da Libertação, ousará colocar em perspectiva e em diálogo, ao mesmo tempo, os três eixos mencionados acima. O objetivo é promover o encontro, a exposição de ideias, as trocas culturais e artísticas, a produção coletiva do conhecimento e a cultura de solidariedade. Outro objetivo é a articulação e organização da AFYL (Asociación de Filosofia Y Liberación) durante o congresso, como também agregar à proposta da criação do GT de Filosofia no Brasil e na América Latina na ANPOF, com possibilidades de sua criação durante o Evento.



Os eixos temáticos formarão um grande arco promovendo e facilitando o intercâmbio entre as áreas e as diversas possibilidades de discussões nos diversos campos do saber, por exemplo:



Formação do professor e Ensino de Filosofia; Movimentos Sociais: teoria e prática; Diálogos Interculturais; Cosmovisão Africana; Corpo e Libertação; Interfaces da Filosofia com outras áreas do conhecimento, Tecnologia e Libertação, Estéticas da Libertação, Cultura e Libertação e ainda outros que possam ser sugeridos pelos parceiros do III Congresso de Filosofia da Libertação.



O III Congresso terá como estrutura básica as Conferências de Abertura e Encerramento, as Mesas Redondas temáticas ( Filosofia da Libertação, Filosofia Africana, Interculturalidade, Literatura), a Oficina de Corporeidade, a mostra de Cinema latino-americano, africano e afro-brasileiro e a mesa em homenagem aos 20 anos do IFIL - Instituto de Filosofia da Libertação e Lançamento de Livros. Nossa diversidade cultural também estará contemplada nas produções e apresentações artísticas que se farão presentes no evento.


Por meio desta Segunda Circular visamos informar a todos os interessados as condições adversas em que organizamos esse evento, a rede de solidariedade que se criou para sua realização e os novos prazos de submissão de inscrições das comunicações, que passarão pelo processo normal de submissão à comissão organizadora com datas estipuladas da seguinte forma:


Submissão das comunicações orais, mediante apresentação de resumo simples, até o dia 31/08/215 com divulgação dos resultados pela comissão organizadora no dia 04/09/2015.


Inscrições para participantes: até o dia 22 de setembro de 2015.


Os trabalhos para inscrição no III Congresso deverão ser enviados para o e-mail congresso.filosofiadalibertacao@gmail.com


O endereço de nosso site é filosofiadalibertacao.wordpress.com/

Nossa página do facebook é: https://www.facebook.com/pages/III-Congresso-Brasileiro-de-Filosofia-da-Libertação/154959851503600?fref=ts

Abaixo segue programação, que ainda pode ser modificada até a realização do Evento.


TERÇA 22/09

QUARTA 23/09

MANHÃ

Livre

Cinema

Africano-brasileiro

Filme:Jogo de corpo:

capoeira e ancestralidade

(9:00 - 12:00)


Debatedor: Mestre Cobra Mansa

Eduardo Oliveira

Janja Araújo

TARDE



Livre

Curta Metragem

Mesa Redonda:

Filosofia da Libertação

(14:00 - 16:00)

Daniel Pansarelli

Sirio Lopez Velasco

Euclides A.Mance

Mediadora: Mariel Cisneros



Intervalo

(16:00-16:15)

TARDE

Livre

Comunicação

(16:15 - 18:00)

NOITE

Mesa de Abertura: autoridades

(18:30-19:00)

Conferência abertura

Enrique Dussel

Carlos Cullén

(19:00 - 21:00)

Debatedor Hugo Alan Matos

Terezinha Fróes

Oficina I Corporeidade

((19:00 - 21:00)

Mestre Cobra Mansa

Norval Cruz

NOITE

Festival de Cultura




QUINTA 24/09

SEXTA 25/09

MANHÃ

Mesa Redonda

Literatura

(9:00 - 12:00)

Lívia Natália

Ronald Augusto

Moema Augel

Mediadora: Mel Adún

Painel

Interculturalidade

(9:00 - 12:00)

Magali Mendes de Menezes

Neuza Vaz e Silva

Maria Aparecida Bergamachi

Pedro de Almeida Costa

Leonardo Castro Dorneles

Dilson Miguel Rapkyewicz

Mediador: Boris Ramirez Guzman

TARDE

Curta Metragem

Mesa Redonda

Filosofia Africana e

Afro-brasileira

(14:00 - 16:00)

Wanderson Flor

Nkolo Foé

Simone Nogueira

Eduardo Oliveira


Mediador: Luis Ferreira

Cinema Latino Americano

(14:00 - 16:00)


Debatedor: Rafael Tonatiuh Ramírez Beltrán

Armando Meixueiro Hernández

Oswaldo Escobar Uribe


Intervalo

(16:00-16:15)

Intervalo

(16:00-16:15)

TARDE

Comunicação

(16:15 -18:00

Assembleia Geral

AFYL

ANPOF

(16:15 - 18:00)

NOITE

20 Anos de IFIL

(19:00 - 21:00)

Alécio Donizete da Silva

Giselle Moura Schnorr

Marcilene Garcia de Souza

Euclides André Mance

Conferência encerramento:

Nkolo Foé

(19:00 21:00)


Debatedor: Janja Araújo

Dante Galeffi

NOITE

Lançamento de Livros

Festival de Cultura


Realização: Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Connhecimento