I Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação

De Instituto de Filosofia da Libertação
Ir para: navegação, pesquisa

I Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação

4, 5 e 6 de Setembro de 2013 - São Paulo, SP – Brasil


O I Congresso está sendo promovido e mobilizado por diferentes entidades e organizações. Ele será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2013, com o tema "Perspectivas do Pensamento de Libertação no Brasil". Será realizado nas dependências da FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, na Rua Major Maragliano, 191, Vila Mariana, São Paulo – SP.


Informação Completa ____________________________________________________________________________________________________


Para acessar a totalidade das informações do Congresso, acesse:


- O site oficial do Congresso:
https://sites.google.com/site/filosofiadalibertacao/


- O detalhamento das atividades do Congresso:
http://www.filosofiadalibertacao.aproffesp.pro.br/


- O Formulário de Inscrição para participação:
http://filosofiadalibertacao.aproffesp.pro.br/inscrevernoevento.php


- O Formulário para a submissão de trabalhos:
http://www.filosofiadalibertacao.aproffesp.pro.br/inscrevertrabalho.php


- O contato com a organização pode ser feita aqui:
http://www.filosofiadalibertacao.aproffesp.pro.br/Form%20Contato/index.php


- A primeira circular do Congresso pode ser vista neste link
https://docs.google.com/file/d/0Bx_MWEP5zZzHYlRhZTlwTmRzS1k/edit


- As mensagens anteriores sobre a organização do Congresso podem ser lidas aqui:
http://espanol.groups.yahoo.com/group/ifil/


- As notícias mais recentes podem ser vistas neste link
http://www.filosofiadalibertacao.aproffesp.pro.br/maisnoticias.php


Programação
_____________________________________________________________________________________________________


O Congresso contará, em sua programação, com as seguintes atividades:

  • Conferências Especiais – com conferencistas convidados
  • Mesas de Diálogo – com pesquisadores convidados
  • Mini-curso: Breve Histórico da Filosofia da Libertação (com Euclides Mance)


Curso Livre a Distância ____________________________________________________________________________________________________


Na área de EAD do IFiL há um curso a distância com livre acesso aos conteúdos para "Uma Introdução às Filosofias de Libertação". O endereço é: http://www.ifil.org/ead/


Mini-Curso durante o Congresso _____________________________________________________________________________________________________


Durante os três dias do Congresso será ministrado um Mini-curso pelo professor Euclides Andre Mance


Titulo: Breve Histórico da filosofia da libertação - uma abordagem introdutória.


Carga horária: O curso total será de 5h15', organizado em três aulas de 1h45' cada uma, nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2013, das 9:00hs às 10:45hs.


Objetivo: Apresentar, em linhas gerais, um breve histórico da filosofia da libertação, referindo-se, de maneira não-exaustiva, a diferentes temas, problemas, autores e elaborações, possibilitando uma visão geral da filosofia da libertação e de suas relações com diferentes disciplinas teóricas.


Sinopse e sequenciamento de conteúdos:


O primeiro dia será dedicado à emergência da filosofia da libertação nas décadas de 60 e 70, bem como suas conexões com diferentes elaborações teóricas sobre a libertação naquele período, particularmente: a pedagogia libertadora, a sociologia da libertação e a teoria da dependência, o pensamento de libertação na África e Europa, a antropologia da libertação, a teologia da libertação e o teatro do oprimido. Também serão referidas, neste momento, algumas elaborações posteriores, dos anos 80, que fizeram surgir a psicologia da libertação, e dos anos 90, tratando da economia solidária como economia de libertação.


No segundo dia serão agrupadas as reflexões filosóficas do período de emergência em dois eixos: o primeiro em torno da Crítica da Filosofia e da investigação sobre as condições para uma Filosofia Crítica; e o segundo em torno da relação entre Filosofia e Libertação. Serão igualmente apresentados elementos do período de críticas, sínteses e difusão (final dos anos 70 ao final do anos 80), agrupando-se as reflexões em torno das diferentes classificações das correntes internas à filosofia da libertação, das críticas que os autores se fizeram mutuamente e da revisão de suas posições a partir dessas críticas.


No terceiro dia serão tratados os diálogos, temas e desdobramentos das reflexões até o final dos anos 90 e algumas elaborações posteriores. Igualmente serão recuperados alguns manifestos sobre a filosofia da libertação, lançados por diferentes grupos ao longo de sua história.


Observação: trata-se de um curso bastante panorâmico, no qual não será possível aprofundar os conteúdos, com exceção de algumas categorias analíticas mais recorrentes. O curso serve basicamente como um quadro geral de referências para situar temas, problemas e alguns autores, pois é impossível em cinco horas tratar de todos os autores que pesquisaram e publicaram sobre os assuntos que serão referidos nesse curso.