L I V R E - F I L O S O F A R 
            Boletim Informativo do IFIL          Ano IX   N.17  Maio 98 
 


VEJA NESTA EDIÇÃO

Assembléia do IFIL
Revista Digital Livre Filosofar N.3
O Projeto "Corredor das Idéias"
I Encontro do Corredor das Idéias
Encontro On Line na Sala IFiL
Novo Endereço do IFiL na Internet
I encontro Internacional de Filosofia em Salto
Livros
Solicitação de Serviços ao IFiL

Edição Anterior


Novo Endereço do IFIL na Internet

O Instituto de Filosofia da Libertação tem o seu site em novo endereço: www.aol.com.br/ifil. O endereço do correio eletrônico também foi alterado. A nova direção é: ifil@aol.com.br

O site do IFIL disponibiliza, agora, links para leitura on line de diversos jornais, revistas e páginas de filosofia, bem como uma página específica contendo vários programas para busca de arquivos na Internet, tanto para localizar com rapidez informações em páginas web quanto para localizar softwares em regime de distribuição shareware e freeware que podem ser descarregados gratuitamente. Faça uma visita e deixe suas sugestões.

Contatos telefônicos com o IFiL podem ser feitos pelo número 041-346-8912. Falar com Eduardo David de Oliveira.

  Voltar 


Revista Digital Livre Filosofar N.3

Em sua edição número 3, a Revista Digital Livre-Filosofar operou um salto de qualidade técnica ao valer-se da linguagem de hipertexto. O mais importante, entretanto, é que ela continua sendo executável e reproduzível em um simples disquete, mantendo a mesma facilidade na divulgação de seus conteúdos.

Na seção Notícias estão disponíveis informações variadas, ao estilo do Boletim Livre-Filosofar, com as suas características tradicionais nestes 9 anos de sua circulação.

Na seção Grupos de Estudo, há um histórico dos vários projetos de pesquisa e grupos de estudo que se constituíram desde 1988, sendo apresentados os grupos que estiveram articulados ao IFIL ou que desenvolveram atividades ou estabeleceram projetos de investigação coletiva em 1997.

Na seção Movimento pela Filosofia no Segundo Grau, constam várias informações sobre a tramitação do projeto de lei de autoria do professor e Deputado Federal Roque Zimmermann que dispõe sobre a obrigatoriedade das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio brasileiro. Nesta seção estão disponíveis também outros textos e materiais que subsidiam a argumentação sobre a necessidade da inclusão da filosofia no segundo grau.

Na seção Artigos e Trabalhos Diversos encontram-se os seguintes títulos: Mauricio LANGON, Para un Modelo Dialógico del Pensar; Federico MAYOR, Uma Escola de Liberdade; Eddy JIMENEZ, Eleições e Democracia em Cuba; Paulo Bueno do NASCIMENTO, A Socialização no Desporto Adaptado. Já na seção Resenhas e Comentários, enontram-se 15 textos apresentando títulos bibliográficos.

Por fim, a revista inclui também inúmeros links de filosofia da libertação pesquisados na Internet e classificados por assunto e por idioma. Se o computador estiver conectado à Internet, o usuário - ao abrir a revista - poderá acessar todas estas páginas, bastando clicar nos links selecionados.

Os interessados poderão fazer o download da Revista Digital Livre Filosofar N.3 no site do IFIL em www.aol.com.br/ifil, gratuitamente. Para os que não dipõem de acesso à Internet, é possível receber um exemplar pelo correio. Neste caso pode ser feita uma solicitação, utilizando-se o cupom impresso na última página e realizando-se previamente o pagamento das despesas.

  Voltar 

 


O Projeto "Corredor das Idéias" - Convocatória.

O "Corredor das idéias" unirá o Atlântico com o Pacífico em reuniões anuais realizadas na franja que vai de Valparaíso ao Rio Grande do Sul, com a finalidade de proporcionar um espaço onde seja possível o encontro regular de pessoas de distintas regiões dos países do Cone Sul, sem que isto implique em um custo excessivamente oneroso com transporte de um ponto a outro, ou na centralização que imporia uma sede fixa.

De acordo com esta idéia (sugerida pelo Professor Dr. Hugo Biagini, da Universidade de La Plata e membro da Academia Argentina de Ciências, e pelo o Professor Dr. Eduardo Devés Valdés, da Universidade de Santiago do Chile) os abaixo-assinados convocam pensadores e criadores em todas as disciplinas científicas, filosóficas e artísticas de nossos países - mas abertos ao mundo inteiro - a desenvolver regularmente encontros de proposta e debate acadêmico no "Corredor das Idéias" com a finalidade de ir pensando alternativas e propostas viáveis para os cruciais desafios do presente de nossa região - no contexto atual de regionalização (Mercosul) e globalização - desde as raízes de nossas identidades, nossa tradição e nossa história, e com referência irrenunciável à dimensão utópica.

Hugo Biagini (Buenos Aires, Argentina); Eduardo Devés Valdés (Santiago, Chile); Raquel García Bouzas (Montevideo, Uruguay); Sirio López, (Río Grande, Brasil); Javier Pinedo (Talca, Chile); Carlos Mato (Montevideo, Uruguay), Yamandú Acosta, (Montevideo, Uruguay); Mauricio Langon, (Solymar, Uruguay); Luis Delio (Montevideo, Uruguay); Clara Jalif de Bertranou (Mendoza, Argentina); Ricardo Parenti, (Rosario, Argentina); Antonio Sidekum (Sao Leopoldo, Brasil); Euclides Mance (Curitiba, Brasil); Carlos Pérez Zavala (Río IV, Argentina); Alejandro Serrano Caldera (Managua, Nicaragua), Olinto Pegoraro (Río, Brasil), Carlos Maldonado (Bogotá, Colombia), Eloísa Capovila da Luz Ramos (Porto Alegre, Brasil), George Mc Lean (Washington, USA), José Sotero Caio (Río, Brasil), Antonio Enrique Kinen (Santiago del Estero, Argentina), Erno Wallaner (Estância Velha, Brasil), Dárnis Corbellini (Sao Leopoldo, Brasil), Arlete Arruda (Porto Alegre, Brasil), Julio Cano (Montevideo, Uruguay); María del Carmen de Sierra (Montevideo, Uruguay); Juan Carlos Iglesias (San Carlos, Uruguay); Martín Prats (Montevideo, Uruguay); Cora Amorín, (San Carlos, Uruguay); Sandra Tejera (San Carlos, Uruguay); Gerardo Lépore (Montevideo, Uruguay); Carlitos Fuchs (Sao Leopoldo, Brasil); Alvori Ahlert (Ijuí, Brasil); Henrique Oliveira (Passo Fundo, Brasil); Merci Kunzler (Novo Hamburgo, Brasil); Ana Deambroggio (Montevideo, Uruguay); Ricardo Viscardi (Montevideo, Uruguay); Sergio Vuskovic (Valparaíso, Chile)

(Os interessados estão convidados a agregar sua assinatura a este documento)

  Voltar

 


I Encontro do "Corredor das Idéias"
"Alternativas à Globalização no Marco da Integração"

Maldonado, Uruguai de 4 a 6 de junho de 1998

Organizadores: Associação Filosófica do Uruguai; Sala de Filosofia do Instituto de Professores "Artigas"; Inspeção de Filosofia de Educação Secundária; Instituto de História das Idéias da Faculdade de Dereito da Universidade da República do Uruguai; Sala Departamental de Filosofia de Maldonado.

Apoio: Intendência Municipal de Maldonado; Junta Local Autônoma de San Carlos, Faculdade de Direito da Universidade da República do Uruguai e outros.

Sede: Instituto Municipal de Estudos Turísticos (IMED, ex-hotel Las Delicias). Praia de Las Delicias, Punta del Este, parada 24, Rambla Williman.

Informações e inscrições: Liceo nº 1 de San Carlos, Departamento de Maldonado.
Tel: + (598) (42) 69175. Fax 65295.

Programa Previsto:

Quinta-feira, 4 de junho:
8.00 a 10.00 - Credenciamento.
10.00 a 12.00 - Ato inaugural.
14.30 a 18.30 - Plenário. Conferência y debates.

Sexta-Feira 5 de junho:
8.30 a 12.00 - Plenário. Comunicações e debates sobre o tema central.
14.30 a 18.30 - Trabalho em grupos sobre temas relacionados ou análogos.

Sábado 6 de junho:
8.30 a 10.30 - Plenário: conclusões dos grupos.
10.30 a 13.00 - Painel de encerramento.
Tarde livre.

Inscrição para Comunicações.

O I Encontro do Corredor das Idéias organizar-se-á em torno a conferências ou comunicações que contenham teses fortes que possam dar origem a debates. As comunicações deverão referir-se ao tema central desde diversas perspectivas ou a questões relacionadas ou análogas a ser consideradas em grupos que se organizarão de acordo com as propostas ou interesses dos participantes, prevendo-se inicialmente as seguintes:

* Problemática das identidades e/ou mudança histórica
* Os intelectuais e universitários frente à integração
* Políticas sociais no contexto atual

* Comunicação e globalização
* Movimentos sociais
* Integração e direito

As comunicações deverão ser apresentadas em disquete para microcomputador e/ou versão em papel de até 6 páginas. Um resumo de não mais de 200 palavras. Contato com: Prof. Julio Cano, Presidente da Associação Filosófica do Uruguai, Brandzen 1984 ap. 702, Montevideo, Uruguai. Fax:+ (598) (2) 4021949, ou Prof. Mauricio Langon, Inspetor de Filosofía: M. G 12, S.3, 15005. Solymar. Uruguay. Fax (02) 9008801. Email: mlangon@adinet.com.uy

  Voltar 


I Encontro Internacional de Filosofia em Salto - Uruguai

Este evento, que ocorreu nos dias 16 e 17 de maio, na cidade de Salto, Uruguai, contou com a participação de conferencistas do país anfitrião, da Argentina e do Brasil. Aproximadamente 100 pessoas participaram das atividades.

Na abertura do encontro realizou-se uma cerimônia de homenagem ao professor Waldemar Carvalho.

Os conferencistas abordaram os seguintes temas:

* Uruguay Rossani -"Epistemólogos poco frecuentados"
* Anay Acosta - "Ética y Educación"
* Euclides André Mance - "Globalitarismo e Subjetividade : Algumas considerações sobre ética e liberdade".
* Julio Cano - "El lugar del sujeto en el conocimiento"
* Luis Delio - "Ideología y Filosofía"
* Silvina González e Alejandro Bekes - "El laberinto de la Ética, Borges y el infinito"
* Roberto Catenaccio - "Pedagogía Crítica"
* Valentín Cricco - Conferência e Oficina sobre Estética
Está prevista a realização do II Encontro em 1999, na mesma cidade e, provavelmente, no mesmo período do ano.

  Voltar 


Assembléia Geral do IFIL

Ocorrerá no dia 20 de junho a primeira Assembléia Geral Ordinária do Instituto de Filosofia da Libertação no ano de 1998, na sua sede provisória, Avenida Jaime Reis, 531-A, sala 19, Alto de São Francisco, Curitiba, PR. A pauta prevê: 1. Avaliação das atividades realizadas no último período; 2. Planejamento de atividades para o segundo semestre deste ano; 3. Encaminhamentos para a eleição da nova diretoria, que ocorrerá na segunda Assembléia Geral Ordinária, a realizar-se no final do ano.

As atividades serão iniciadas às 14:00hs, em primeira chamada, ou às 14:30hs com o quorum presente, conforme disposições estatutárias.

  Voltar 


Encontro On Line na Sala IFiL
Filosofia, Comunicação e Internet

O Instituto de Filosofia da Libertação estará promovendo no dia 31 de maio de 98 um encontro virtual na Sala IFIL, das 10 hs às 12 hs - horário de Brasília.

O tema do encontro será Filosofia, Comunicação e Internet. O objetivo principal do diálogo é refletir sobre como melhor utilizar os recursos já disponíveis de comunicação simultânea através da Internet para o aprimoramento da elaboração filosófica coletiva, em especial na área da filosofia da libertação.

Os interessados em participar do evento podem copiar um texto introdutório à discussão, que está disponível em www.aol.com.br/ifil/sala.htm. Para conectar-se à sala é necessário um programa de acesso a grupos de chat. Os que não dispõem de nenhum programa deste tipo podem descarregar um shareware a partir da página www.aol.com.br/ifil/sala.htm.

O endereço do servidor é comicsrv3.microsoft.com
O nome da sala é ifil
Data: 31 de maio de 1998
Horário: 10:00 hs (Brasília, Montevideo, Buenos Aires), 8:00 hs (Lima) 7:00 (Cidade do México), 8:00 (Nova Yorque) e 14:00 (Viena).
Idiomas Oficiais: Português e Espanhol. A comunicação em outro idioma ficará a critério dos participantes.

  Voltar 


Livros

Publicado em 1997, Ética de la Liberación, vol. II, de Sírio Lopez Velasco, aborda os temas da erótica, pedagogia e individuologia sob a perspectiva ecomunitarista proposta pelo autor. A obra foi editada pelo CEFIL, com sede em Campo Grande, MS.

Contatos com o autor podem ser feitos através de: FURG (DECC). Campus Carreiros. 96500-900. Rio Grande (RS). Brasil. E-mail: decsirio@super.furg.br Fax 00-55-532-301939

* * * *

O livro de Euclides Mance Globalização, Subjetividade e Totalitarismo - Elementos para um Estudo de Caso: O Governo Fernando Henrique Cardoso, deverá ser publicado proximamente. A versão em pré-edição, com aproximadamente 260 páginas, pode ser obtida junto ao autor. Contatos podem ser feitos através de E-mail: mance@aol.com.br . Alguns artigos do autor, publicados em revistas de filosofia, estão disponíveis on line em www.aol.com.br/mance

  Voltar 



FICHA PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DO IFIL

Nome: ________________________________________________________________________________________
Endereço: _________________________________________________N. _________ Bl. ________ Ap. __________
Cidade _______________________________ Estado _______ Cep _______________ País _____________________
Fone _______________________ Fax ___________________ E-mail ____________________________________
Dispõe de Microcomputador ( ) sim ( ) não
Grau de formação Acadêmica: ( ) Graduação ( ) especialização ( ) mestrado ( ) doutorado
Tema que atualmente pesquisa: ______________________________________________________________________
Participa de Grupo de Estudos ( ) sim ( ) não Se participa qual o assunto ____________________________________

Assinale com um X os serviços que deseja.
Sim, desejo receber os itens abaixo assinalados.
( ) Boletim Livre-Filosofar R$ 5,00 (assinatura por um ano)
( ) Revista Digital Livre-Filosofar R$ 20,00 ( assinatura por um ano)
( ) Revista Digital Livre-Filosofar - Dois Números Anteriores R$ 20,00
( ) Programa América for Windows 1.0 R$ 20,00
( ) Mil Títulos - Filosofia Latino-Americana e Filosofia da Libertação - Catálogo Bibliográfico R$ 10,00

Para tanto, estou enviando comprovante de depósito no valor total de R$ ____________, .na conta do IFIL
Caixa Eonômica Federal - Agência 2553 Operação 003 Conta Número 332-5

  Voltar 


Expediente:
Livre-Filosofar
Boletim informativo do IFIL - Instituto de Filosofia da Libertação
Av. Jaime Reis, 531-A Sala 19 Caixa postal 18.840 CEP. 80.410-990 - Centro Curitiba - Paraná - Brasil
Internet: http://www.aol.com.br/ifil — E-mail: ifil@aol.com.br
Equipe de Redação: José Candido de Moraes, Gisele de Moura Schnnor e Euclides André Mance.



  IFIL Page